Reajuste da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) é aprovado pela ANEEL
Aprovada hoje (30/4), durante Reunião Pública a diretoria da ANEEL, redução nas tarifas da Companhia Energética de Alagoas (Ceal). Os novos índices entram em vigor no dia 3/5/19. A Ceal é a primeira distribuidora do País a aplicar reajuste negativo em 2019.
A distribuidora atende 1,1 milhão de unidades consumidoras em 102 municípios do estado de Alagoas. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O reajuste é o primeiro do ano a ter impacto negativo para o consumidor.
Confira abaixo os índices que serão aplicados:
O índice de reajuste negativo foi possível devido ao deságio verificado no leilão de privatização da empresa que impactou tanto perdas não técnicas quanto custos operacionais, o que ocasionou impactos negativos na energia e parcela B. Além disso, houve redução de encargos. O pagamento do empréstimo da Conta ACR, ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a CDE Uso contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente – 5,62%. A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. Já a bandeira tarifária contribuiu para reduzir em – 2,12% o índice final do reajuste da Ceal.
Fonte: ANEEL