Aprovado reajuste tarifário da COELBA
A ANEEL aprovou hoje reajuste tarifário da distribuidora de energia baiana Coelba. As novas tarifas entram em vigor a partir de 22/4/2019. A empresa atende 6 milhões de unidades consumidoras localizadas no estado da Bahia.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.
O pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente – 4,72%. A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. A quitação antecipada da Conta-ACR foi anunciada em (20/3) durante entrevista coletiva realizada na sede da ANEEL, em Brasília.
O diretor da ANEEL, Efrain Cruz, relator do processo ressaltou os resultados positivos da ação da Agência em favor da redução dos índices tarifários. “Aos poucos, a busca e o trabalho incessante da ANEEL pela modicidade tarifária vem dando resultado, e hoje pudemos aprovar reajustes dentro de uma casa decimal.”
A bandeira tarifária contribuiu para reduzir em – 4,51% o índice final do reajuste da Coelba.
Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores:
O índice de reajuste da Coelba foi positivo pelo impacto da compensação dos valores de compra de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário.
Fonte: ANEEL