• (41) 3012-5900
    contato@smartenergia.com.br
fsfsdfsdf

Novas tarifas da Equatorial Goiás são aprovadas pela ANEEL

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (21/10), o Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A. Sediada na cidade de Goiânia-GO, a distribuidora atende cerca de 3,49 milhões de unidades consumidoras. Confira, na tabela, os novos índices que passam a valer na quarta-feira (22/10): Empresa Consumidores residenciais – B1 Equatorial Goiás 18,74% Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa tensão em média Alta tensão…

ANEEL aprova reajuste das tarifas da CPFL Piratininga

O Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga) foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira (21/10). A distribuidora atenda cerca de 1,98 milhão de unidades consumidoras em 27 municípios do estado de São Paulo. Veja os índices que passam a vigorar a partir de desta quinta-feira (23/10): Empresa Consumidores residenciais – B1 CPFL Piratininga 5,58% Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa…

Mercado livre soma 18,3 mil novos consumidores em 2025

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concluiu a migração de mais de 18,3 mil unidades consumidoras para o mercado livre de energia entre janeiro e setembro de 2025. O número é praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado, quando o setor registrou o maior crescimento da sua história. Somente em setembro, 1.429 novos consumidores ingressaram no ambiente de contratação livre — o segundo melhor resultado já registrado para o mês,…

ANEEL aprova reajuste tarifário anual da EDP SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Reajuste Tarifário Anual da EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. (EDP SP) nesta terça-feira (14/10). Sediada em São Paulo, a empresa atende cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras em 28 municípios do estado. Confira os novos índices, que entram em vigor em 23 de outubro: Empresa Consumidores residenciais – B1 EDP SP 14,67% Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito…

Neoenergia Brasília tem novas tarifas de energia elétrica aprovadas pela ANEEL

O Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Neoenergia Distribuição Brasília S.A. foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nesta terça-feira (14/10). Com sede na cidade de Brasília/DF, a distribuidora atende cerca de 1,19 milhão de unidades consumidoras. Confira os novos índices que passam a valer em 22 de outubro: Empresa Consumidores residenciais – B1 Neoenergia Brasília 10,56% Classe de Consumo – Consumidores cativos Baixa tensão em média Alta tensão em média…

Apagão atinge 20 estados e o DF após incêndio em subestação no PR

Um apagão de energia elétrica atingiu, pelo menos, 20 estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça (14) afetando milhares de consumidores de todas as regiões do país. A interrupção ocorreu por causa de um incêndio em uma subestação de energia em Bateias, um distrito do município de Campo Largo, no Paraná. Toda a estrutura precisou ser desligada, o que atingiu a rede de transmissão. Embora os órgãos oficiais não confirmem a quantidade exata…

Aneel Muda Regra para Reduzir Desconto Bilionário a Geradores de Energia Renovável

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, uma mudança nas regras para a concessão de benefícios tarifários a usinas de geração renovável — um incentivo que ajudou a tornar esses projetos economicamente mais atrativos, mas que vem onerando a conta de luz dos consumidores nos últimos anos. A alteração aprovada vem para cumprir determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou, em 2023, que empreendedores vinham usando “subterfúgios” para contornar…

La Niña promete verão menos intenso que 2024

O meteorologista Pedro Regoto, da Climatempo, apresentou, durante o lançamento do plano verão 25/26 da EDP, uma previsão climática que indica um cenário mais favorável para o período chuvoso 2025/2026 em comparação ao ano anterior. A análise abrange o período de outubro de 2025 a março de 2026, destacando mudanças significativas no padrão de precipitações na área de concessão da distribuidora. Segundo Regoto, praticamente toda a área de concessão da EDP deve registrar chuvas acima…

Outubro terá bandeira vermelha patamar 1

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26) a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de outubro. Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, há necessidade de…

La Niña fraco deve amenizar calor e ajudar na recuperação dos reservatórios

O fenômeno La Niña tem maior probabilidade de se formar entre outubro e dezembro, devido ao resfriamento da região central equatorial. A expectativa é de que ocorra de forma mais fraca e curta, ajudando a espalhar chuvas pelas bacias dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Esse cenário pode contribuir para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas e reduzir a ocorrência de ondas de calor intensas e prolongadas na primavera, que começa em 22 de setembro….