• (41) 3012-5900
    contato@smartenergia.com.br

ANEEL aprova reajuste tarifário da CPFL Santa Cruz

A ANEEL aprovou hoje (20/3), durante reunião pública extraordinária, reajuste nas tarifas dos consumidores atendidos pela CPFL Santa Cruz, que atende cerca de 453 mil unidades consumidoras localizadas nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A empresa é resultante do agrupamento efetivado em 2018 das distribuidoras Jaguari, Mococa, Leste Paulista, Sul Paulista e Santa Cruz. Os novos percentuais entram em vigor a partir de 22/3/19. A concessionária é a primeira a incorporar o efeito da quitação antecipada do saldo da Conta de Desenvolvimento Energético (Conta-ACR). A alteração do valor desse encargo resultou em variação de -2,54% no reajuste da CPFL Santa Cruz.

A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. A quitação antecipada Conta-ACR foi anunciada hoje (20/3) durante entrevista coletiva realizada na sede da ANEEL, em Brasília. Leia mais.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Confira abaixo os índices que serão aplicados:

EmpresaConsumidores residenciais – B1
CPFL Santa Cruz11,35%

 

EmpresaClasse de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão
em média
Alta tensão
em média (indústrias)
Efeito Médio para o consumidor
CPFL Santa Cruz12,51%14,69%13,31%

O efeito médio de 13,31% decorre do reajuste dos itens de custos de Parcela A e B, contribuindo para o efeito médio em 2,02%; da inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste, levando a um aumento de 11,68%, e da retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, que contribuíram para uma variação de -0,39%.

Fonte: ANEEL