• (41) 3012-5900
    contato@smartenergia.com.br

Aprovada audiência pública sobre revisão tarifária da Enel Ceará

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (22/1), em reunião colegiada, realização de audiência pública para discutir a Revisão Tarifária Periódica da Enel Ceará. A concessionária atende 3,5 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará.

Na revisão da Enel-CE, os itens que mais impactam os índices propostos são custos de aquisição de energia, gastos para remunerar a atividade de distribuição de energia e componentes financeiros previstos para compra de energia e risco hidrológico. O diretor Sandoval Feitosa, relator do processo, falou também sobre a participação dos impostos no custo da tarifa da concessionária cearense. “No caso da Enel Ceará, os impostos respondem por um terço da composição tarifária da empresa e contribuem de maneira importante no valor da tarifa”.

Confira abaixo os índices propostos:

EmpresaConsumidores residenciais – B1
ENEL – CE10,53%

EmpresaClasse de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão
em média
Alta tensão
em média (indústrias)
Efeito Médio para o consumidor
ENEL – CE11,39%12,23%11,62%

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL.

Fonte: ANEEL.